Doutrina Espírita

"Fora da caridade não há salvação"

Aula para Evangelização Infantil.
Para crianças de 6 a 10 anos.
Tema: Boas Maneiras
Material: Confeccionar  cartões coloridos para cada criança participar da atividade final. Desenhar em um deles uma atitude de boas maneiras, que servirá de exemplo.


1. [Prece Inicial]


2. Revelar o tema (pode-se fazer com que eles tentem adivinhar, através de exemplo, para que fique mais dinâmico) e começar uma interação, estimulando as crianças a exporem exemplos do seu dia a dia.

Perguntas sugeridas para interação:

  •   Alguém já tropeçou em vocês e saiu sem pedir desculpa? Algum de vocês já fez isso?

Explicar que no dia a dia nos atarefamos e as vezes esquecemos de seguir os ensinamentos que aprendemos, por isso devemos estar sempre atentos para por em prática tudo o que aprendemos nas aulas. Algumas pessoas não tem o mesmo conhecimento, o que devemos respeitar e ensina-los também através do exemplo, perdoando e sendo sempre gentis.

  • Quando entramos num ambiente estranho, o que fazemos?

Falar sobre a necessidade de pedir licença para entrar se é a casa ou sala de outra pessoa, não fazer barulho, ser discreto - não sair tocando em tudo e apontando excessivamente.

  • Como devemos pedir alguma coisa?

Ensinar que devemos pedir ‘por favor’ e agradecer ao devolver o objeto ou quando o favor terminar de ser prestado.

  • Quem aqui acorda sempre de bom humor?

Tratar da importância de tratar bem as pessoas, mesmo quando não nos sentimos tão bem - ninguém tem culpa de estarmos nos sentindo para baixo! Enfatizar a importância da prece para quando nos sentirmos tristes.

  • Como devemos reagir quando alguém nos pede algo?

Lembrar que só devemos fazer favores que façam o bem as pessoas, nunca nada que possa prejudicar alguém ou alguma coisa. Devemos também não fazer questão de dividir nossas coisas, para ajudar os outros.

3. Mostrar video sobre boas maneiras: Pingu se recusa a ajudar
http://www.youtube.com/watch?v=_P_u1PWjo7w

Discutir sobre o que foi visto. Pingu agiu corretamente? O que ele deveria ter feito? O que isso teria evitado? Alguma vez já agimos como o personagem principal da história?

4. Estabelecendo algumas regrinhas:

Boas maneiras no dia a dia:
- Usar as “palavrinhas mágicas”: Obrigado (a), Por favor, Com licença, Desculpe.
Explicar a importancia de usar essas palavras no dia a dia, em todos os locais - sala de aula, em casa, na rua, etc. E que ao tratarmos as pessoas bem, até as mais ‘fechadas’ passam a nos tratar bem também!
- Não reparar ou criticar as roupas e acessórios das coleguinhas.
- Não falar palavras feias.
- É importante manter o bom humor
- Responder direito aos pais e aos amigos

Boas maneiras nas aulas:
- Se concentrar durante a prece
- Jogar o lixo na lixeira
- Ouvir as aulas com atenção
- Saber escutar os colegas
- Guardar o material após usar

Lembrar de dar exemplos práticos durante a aula, simulando situações: Entrar na sala fingindo estar na casa de uma das crianças, dividir os materiais que forem usar, etc.

5. Atividade: Entregar cartões em branco e pedir para que cada criança desenhe nele um exemplo de boas maneiras, usando o feito pelo evangelizador como exemplo. Pedir depois para que cada uma explique o que fez para os colegas, lembrando a todos da necessidade de prestar atenção ao que cada um tem a dizer – o que também é boas maneiras.

6. [Prece de encerramento]

  1. doutrinaespirita posted this